O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) comunica que a distribuição do medicamento Metotrexato (injetável e via oral) – prescrito nas clínicas de Reumatologia, Dermatologia e outras que não estejam ligadas a doenças oncológicas – é de responsabilidade de distribuição gratuita pelo Estado. O medicamento pertence à lista do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria GM/MS nº 1554/2013.
O medicamento vinha sendo distribuído excepcionalmente pelo Husm, mas diante das limitações do orçamento destinado pela União, o hospital seguirá distribuindo os medicamentos que são de sua competência. Nesse caso, para os pacientes vinculados à Unidade de Alta-Complexidade em Oncologia (Unacon).
Os médicos das clínicas acima estão cientes da situação. Os pacientes devem procurar seus respectivos médicos, que farão as prescrições e processos administrativos. Cabe ao paciente decidir se irá comprar o medicamento com recurso próprio ou se irá encaminhar os processos nas Secretarias Municipais de Saúde da sua cidade de origem e/ou 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), se o paciente reside em Santa Maria.
Da mesma forma, outros medicamentos de responsabilidade da rede básica (hipertensão, diabetes, transtornos mentais, hormônios, antibióticos e outros) ou estadual (asma grave, artrite, Alzheimer, Esclerose Múltipla e outros) da assistência farmacêutica, para pacientes ambulatoriais do Husm, serão orientados à procurar às farmácias municipais, Farmácias Populares, Saúde não tem Preço ou Coordenadorias Regionais de Saúde.
Confira a lista completa da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) no site da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Esse portal orienta a como ter acesso aos medicamentos do SUS.
O Serviço Social do Husm está à disposição para orientar os usuários quanto à forma correta de ter acesso aos medicamentos pertencentes ao SUS.
Assessoria de Comunicação do Husm