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​Editora UFSM publica apenas e-books no primeiro semestre



Editora UFSM vai publicar apenas livros no formato de e-book neste primeiro semestre de 2016. A decisão foi tomada em
reunião do Conselho Editorial, e passou a valer no dia 18 de abril.

A medida se justifica na queda considerável do
repasse de recursos à Editora, devido à restrição macroeconômica do país, e
também na diminuição da vendas dos livros.

Segundo o diretor da Editora UFSM, Daniel
Arruda Coronel, as vendas dos livros publicados apresentaram queda de
aproximadamente 40%, apesar dos esforços e campanhas para alavancar a vazão das
publicações, realizadas, principalmente, por meio de ações de marketing.
“Contudo, essa queda não é uma realidade apenas da nossa Editora, pois a crise
está instalada em diversos segmentos de consumo do nosso país”, explica
Coronel.

A mudança não causará atrasos nas publicações.
A Editora conseguirá manter a qualidade do projeto e design gráfico, que já é
uma marca. Conseguirá, ainda, administrar com certa acuidade as despesas
correntes.

A Editora UFSM vem publicando livros
eletrônicos desde 2014. Em 2016, firmou parceria com a Fundação Getúlio
Vargas (FGV). Desta forma, não terá que arcar com os custos de contratação de
serviços para disponibilização das obras. O contrato prevê ganho de 50% sobre
as vendas realizadas no site da FGV.

O livro eletrônico é em torno de 30% mais
barato que o impresso, considerando que não gera custo de impressão, estocagem
e logística. “Os e-books ainda não se consolidaram, mas é uma aposta nas novas
tecnologias, e a Editora UFSM não pode ficar de fora”, afirma Coronel.

O diretor ainda explica que os e-books não
podem ser entendidos ou vistos como concorrentes dos livros impressos, mas sim
como complementares. Além disso, os livros eletrônicos apresentam algumas
peculiaridades, como praticidade de transporte e melhor aproveitamento dos
recursos audiovisuais, de acessibilidade e de imagens.

No segundo semestre de 2016, a medida será
reavaliada. “Se os recursos continuarem reduzidos e as vendas não aumentarem,
teremos que traçar novas ações e estratégias junto com o Conselho Editorial e
com os autores”, explica Coronel.

Neste contexto, ele destaca que, apesar de uma
editora universitária não visar lucro, ela precisa ser autossustentável do
ponto de vida econômico.

A Editora UFSM vem passando por profundas e
significativas mudanças com o objetivo de cumprir o seu papel estratégico para
a construção do conhecimento e para a divulgação da produção da comunidade
universitária. Dentre as ações, merecem destaque a reestruturação da equipe,
com a inclusão de novos servidores; reformulação do Guia do Autor,
aperfeiçoando as linhas editoriais; a criação da Revista Estilo Editorial, com
enfoque no mercado editorial; o lançamento de novos produtos da grife, com
design mais moderno e arrojado; feiras da Editora, Livraria e Grife, que
percorreram diversos pontos da Instituição; e a campanha Livros Livres, que
movimentou diversos pontos da cidade.

“Muito foi feito, mas precisamos e vamos fazer
ainda mais através de ações de aproximação com a comunidade universitária”,
afirma Coronel.

Texto e foto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

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