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​Comunidade é peça fundamental na construção do PDI 2016-2026



Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o grande plano da Universidade Federal de Santa Maria e
dos diversos agentes que a compõem. Configura-se como um importante instrumento
de planejamento e gestão estratégica.

A elaboração PDI da UFSM, que será
vigente de 2016 a
2026, está em andamento.
Nesse processo, mais do que um requisito, a participação da
comunidade acadêmica e da sociedade é fundamental. Juntas, abordam problemas
atuais, objetivos e metas, avaliam a viabilidade das ações propostas e buscam o
uso eficiente dos recursos para cumprir a missão institucional.

A comunidade acadêmica deve se fazer
presente em todas as fases de elaboração do documento. Na primeira delas, em
que é feito o levantamento do diagnóstico da Universidade, ela participa
realizando o processo de autoavaliação institucional, coordenado pela Comissão
Própria de Avaliação (CPA).

Na fase que está em andamento,
coordenada pela Comissão Executiva de elaboração do PDI, são feitas visitas aos
centros de ensino e desenvolvidas pesquisas nos portais do aluno, do professor e
do servidor.

A comunidade participa, ainda, de
palestras e debates promovidos pelas comissões temáticas, e contribui junto a
elas na elaboração do documento final. Além disso, acompanha a execução do
plano, através dos órgãos e setores competentes.

A construção do PDI conta, também, com
a colaboração da comunidade externa à UFSM. “Temos visitas agendadas com as
entidades que compõem a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, com as
prefeituras que fazem parte do Conselho Regional de Desenvolvimento do Rio
Grande do Sul (Corede) Região Central, bem como com outras entidades
representativas da sociedade”, explica o pró-reitor de Planejamento da UFSM,
Frank Casado.

A comunidade tem o papel de avaliar
constantemente o andamento do plano e o que é estabelecido nele. A avaliação
pode ocorrer de várias formas. Uma delas é por meio dos colegiados, que são
fundamentais para que o PDI seja efetivo e para que as ações da Universidade
tenham alinhamento estratégico. Outras ferramentas importantes são a CPA e as
Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), as quais elaboram e executam o processo
de autoavaliação institucional.

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Foto de capa: Arquivo

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