Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Pesquisadores do LAQIA recebem prêmio de melhor trabalho em congresso na Turquia



Um dos maiores eventos na área de ultrassom aplicado à química (sonoquímica) ocorreu de 27 de junho a 1º de julho, em Istanbul (Turquia). O 15 Meeting of the European Society of Sonochemistry (15 ESS) reuniu renomados pesquisadores internacionais nesta área.

Dentre os trabalhos apresentados pelo Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) da UFSM no evento, o trabalho intitulado “The intensification of ultrassonic assisted crude oil demulsification by using acoustic field distribution information” foi premiado pela European Society of Sonochemistry

O trabalho foi inteiramente desenvolvido na UFSM e contou com a participação dos professores Érico M. M. Flores e Cezar Augusto Bizzi, do Departamento de Química da UFSM, além dos alunos de pós-graduação em Química e Engenharia Química Michele P. Enders, Letícia S. F. Pereira e Matheus F. Pedrotti.

O trabalho premiado é uma importante contribuição na área de petroquímica, visto que, com o advento de novas reservas de petróleo sendo exploradas no litoral brasileiro, principalmente de campos do pré-sal, métodos alternativos, mais econômicos e eficientes de separação de emulsão são cada vez mais necessários. Nesse contexto, a proposta do trabalho foi a utilização do ultrassom para a melhoria do processo de separação da emulsão de petróleo.

Participam da equipe que desenvolve trabalhos na área de processamento primário de petróleo os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química José Neri G. Paniz, Edson Irineu Müller, Paola de Azevedo Mello, Fábio Andrei Duarte, Rochele Sogari Picoloto e Rodrigo Bolzan.

A premiação recebida na Turquia se soma às demais já recebidas pelo grupo, nas áreas de sonoquímica, petroquímica, espectrometria atômica, preparo de amostras e especiação química, colocando a UFSM em uma posição de destaque internacional nas áreas de processos químicos e química analítica.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-27844

Publicações Recentes