As parcerias realizadas entre a UFSM, por meio de contratos e convênios, com órgãos públicos e privados, resultam em inovações, sendo essenciais para o desenvolvimento econômico do país, gerando melhorias nas mais diversas áreas, atendendo as necessidades da população crescente.
A promoção da inovação científica e tecnológica mantém a busca constante por conhecimento e sua transformação em prol da sociedade. Os projetos institucionais e interinstitucionais disseminam a cultura inovadora, aproximando os alunos a pesquisas de alto valor, contribuindo na sua formação acadêmica, vindo ao encontro da missão da UFSM, que é de “construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável”.
Por outro lado, o conhecimento da academia, a qualificação dos profissionais e o acesso à infraestrutura da Universidade, beneficiam os órgãos que investem recursos, podendo transformar o conhecimento em tecnologias competitivas.
Assim sendo, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), por meio da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia, desenvolveu o Relatório Trienal de Projetos Inovadores, que será atualizado anualmente com vistas a fomentar a transferência de tecnologia no âmbito da UFSM e traçar indicadores de benefício destas tecnologias à UFSM e à sociedade brasileira.
Conforme o relatório, o ano de 2015 foi o que obteve mais receita com projetos inovadores, num total de mais de R$ 7,7 milhões, representando um crescimento de 25,71% em relação ao ano de 2014. E 2014 teve um decréscimo de 6,46% comparado com o ano de 2013.
As análises podem ser conferidas no relatório, disponível no site da Agittec.