De 21 a 28 de agosto, será realizada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com diversas atividades previstas para a UFSM a partir desta segunda-feira (22) até sábado (27).
A abertura acontece nesta segunda, com o início do curso de audiodescrição, no auditório do prédio 67, às 9h.
Ao longo da semana, haverá mesas temáticas, palestras, exposição de livros em braile e o 2º Festival de Cinema Acessível, entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida aqui.
A realização é da Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed).
Já a partir desta terça (23), no hall da Reitoria, acontece a exposição “Ver com palavras”, com 12 fotografias audiodescritas em textos. O objetivo é ler o texto (a audiodescrição) e imaginar a fotografia e depois visualizar a imagem.
As imagens estarão acompanhadas de textos braille, serviço este realizado pelo Núcleo de Acessibilidade.
A promoção é do projeto Retalhos da Memória de Santa Maria.
