O Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) e a direção do campus da UFSM de Frederico Westphalen realizam nesta quarta-feira (24) uma homenagem póstuma ao professor Elias José Mengarda. A biblioteca do campus receberá o nome do docente, falecido em fevereiro de 2015. A cerimônia de nomeação da biblioteca acontecerá às 15h, no hall dos blocos 3-4.
Elias foi um dos primeiros professores a integrar o quadro de docentes do antigo Centro de Educação Superior do Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors) da UFSM, hoje campus da UFSM-FW, ainda em 2006.
O professor atuava na área de Letras/Linguística dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas. Foi vice-chefe e chefe do Decom no período 2011-2014, destacando-se pela serenidade, pelo tom conciliador e pelo relacionamento afetuoso com discentes e servidores docentes e técnicos.
Formado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), era doutor em Linguística. Em 2010, lançou o livro de contos Por essas terras. A obra é baseada em histórias reais, de aventuras, dramas e paixões, que abordam assuntos como a proibição da língua italiana no sul do Brasil, nas décadas de 1930 a 1950, durante o governo de Getúlio Vargas.
A nomeação da biblioteca havia sido sugerida pelo Decom e aprovada pelo Conselho do Campus ainda em 2015.
A homenagem integra a programação do 1º Simpósio Internacional de Comunicação (SIC), evento comemorativo aos dez anos do departamento, que teve início na segunda (22) e segue até quarta-feira (24).