Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento sobre terceira idade e envelhecimento ocorreu no sábado e no domingo



Ana Neri e professor Marco Aurélio

No último final de semana (26 e 27), o Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade (Nieati) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontologia, com apoio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e UFSM, promoveram o 7º Seminário de Pesquisa e Extensão sobre Terceira Idade e Envelhecimento.

O seminário ocorreu no auditório do prédio 67, no campus de Santa Maria. Durante o evento foram apresentados trabalhos científicos. Acadêmicos do campus de Santa Maria, além de  estudantes de outros campi e instituições do Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos. Assuntos como saúde, bem-estar e comportamento foram abordados ao longo do evento.

Para a estudante do oitavo semestre do curso de Fisioterapia da UFSM Gabriele Ruiz Keller, abordar sobre gerontologia é importante para melhor aprofundamento do assunto, pois as demandas sobre a terceira idade estão aumentando cada vez mais.

A pesquisadora nos campos da Psicologia do Envelhecimento e da Gerontologia, membro fundador do Programa de Pós-graduação em Gerontologia e coordenadora da Comissão de Pós-graduação em Gerontologia da Unicamp Anita Neri esteve pela primeira vez em Santa Maria e ministrou palestra sobre a “Formação gerontológica no Brasil”. 

Evento ocorreu no campus de Santa Maria

“O velho, como é o final da vida, acaba sendo desvalorizado como grupo, por incrível que pareça existe um pensamento assim. Não há um incentivo para produzir e investir (no idoso). No fundo a humanidade não resolveu o seu problema de como lidar com a morte que vem depois da velhice, então, é um jeito de negar. Por que eu vou investir em pesquisa e ensino se no final, se perde, vem a morte”, diz a pesquisadora sobre os desafios que precisam ser vencidos no campo da Gerontologia

Outras palestras também ocorreram abordando os temas “Gerontotecnologia e estratégias de cuidados para a pessoa idosa/ família”, com o especialista em Gerontologia e Saúde Mental Silomar Ilha, do Centro Universitário Franciscano, e a “Dimensão política do trabalho com idosos em Santa Maria: Um resgate histórico”, com a especialista em Gerontologia Clinica e Saúde do Idoso Cátia Siqueira, da UFSM.

O especialista frisou a importância de um evento interdisciplinar como esse, que reuniu estudantes e profissionais de diferentes áreas discutindo uma temática de relevância que é o contexto do envelhecimento humano. O palestrante completou que a sociedade irá envelhecer e é preciso que a sociedade esteja pronta e sensibilizada para a importância desses cuidados, dessa convivência e conhecimento que é o envelhecimento humano.

Com informações e fotos de Victória Lopes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Comunicação do CEFD

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-28168

Publicações Recentes