Nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), o professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística Enéias Tavares lançará, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o suplemento escolar Brasiliana Steampunk. O material é direcionado para professores e alunos do ensino médio que leram “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” (LeYa, 2014), primeiro volume da série de literatura fantástica que reinterpreta os heróis da literatura nacional num cenário de ficção científica e aventura.
Nele, além de ilustrações, mapas e artes inéditas, são apresentadas as referências literárias da série, além de atividades práticas para sala de aula, que objetivam motivar alunos a redescobrir os mundos criados por Machado de Assis, Raul Pompéia, Lima Barreto e outros autores tão importantes à cultura nacional.
Produzido no decorrer deste ano, o suplemento conta com texto do autor, que consultou professores da rede pública de ensino para a criação das atividades. Uma de suas preocupações era que ele fosse atraente também para jovens. Para tanto, trabalhou com artistas como Bruno Accioly, Karl Felippe, Jessica Lang e Poliane Gicele, que produziram diversas artes inéditas para embelezar o conteúdo textual.
O conteúdo tem apoio do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, do Grupo Epic, do Rio de Janeiro, e da Editora Casa da Palavra/LeYa, que publicou o primeiro livro da série. Integra o Bestiário Criativo, projeto de extensão que objetiva fomentar a produção cultural e a reflexão sobre mercado de trabalho e indústria criativa em Santa Maria.
Os visitantes da Bienal poderão conferir o material nos dois dias, a partir das 14h no estande G060. Para os que não estarão lá, está sendo organizado um evento virtual para o lançamento nacional do suplemento, que terá distribuição gratuita. O evento acontecerá em formato online no feriado de 7 de setembro, às 16h, com o autor ao vivo falando sobre o seu conteúdo e seus planos futuros, que envolvem a continuidade da série e outros projetos transmídia. Confirme sua participação aqui.
