A UFSM recebeu, de quinta-feira (15) até sábado (17), os mais diferentes tipos de pessoas, dos mais distantes cantos do estado, para o 3° Descubra UFSM. Dentre os visitantes que se deslocaram até o Centro de Eventos da Universidade, no campus de Santa Maria, a maioria foi de estudantes do ensino médio, que tiveram a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pela Instituição do ensino médio à pós-graduação.
Desde a manhã de sexta (15), o pavilhão principal já se encontrava repleto de estandes para os visitantes conhecerem os cursos de graduação, cursos técnicos, de pós-graduação e os órgãos da Universidade que têm grande relevância para a comunidade estudantil, como as pró-reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI), entre outros.
Ao se depararem com tantas possibilidades, os visitantes procuraram esclarecer suas dúvidas, buscando descobrir o seu lugar no mundo acadêmico.
“Eu estou adorando mais do que imaginava”, afirmou a estudante Ellen Castro, 18 anos, que pela primeira vez visitou o Descubra e mencionou a sua preferência pelo curso de Psicologia.
Ela e tantos outros visitantes puderam conhecer as diferentes áreas do conhecimento e interagir com monitores, estudantes e professores dos cursos, que esclarecem dúvidas e informam sobre os cursos e serviços oferecidos na Instituição.
Além disso, o espaço do pavilhão se tornou, também, de convivência, de experimentações. No curso de Química, por exemplo, alunos do bacharelado demonstravam as suas técnicas e experimentos de laboratório. Na graduação de Música, os visitantes podem experimentar os equipamentos musicais e outros equipamentos referentes à área.
Já os cursos de Educação Especial e Pedagogia expuseram, em conjunto, atividades lúdicas. “A nossa proposta é mostrar como os cursos do Centro de Educação se organizam”, destacou Glaucimara Pires Oliveira, do Departamento de Educação Especial. No mesmo espaço, os alunos distribuíram livros didáticos sobre Educação.
O Descubra UFSM é um espaço que busca apresentar os diferentes cenários da Universidade. É um lugar onde, por três dias, os visitantes puderam imaginar-se nas mais diversas profissões, com diferentes perspectivas de mundo.
Texto: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Bruno Steians, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias, e Marcos Machado Paulo
Edição: Ricardo Bonfanti






