Na última sexta-feira (23) o Núcleo de Extensão em Zootecnia da UFSM promoveu uma visita ao campus para 28 jovens integrantes do projeto Juventude Rural, de Toropi.
A visita foi planejada com base nos anseios dos jovens rurais, que puderam opinar e definir os setores que mais se aproximam da sua realidade. O objetivo foi refletir em relação às atividades produtivas no meio rural, oferecendo incentivo e condições para o desenvolvimento da agricultura familiar e o empreendedorismo no meio rural.
Ao iniciar, pela manhã, o tour contou com o apoio de quatro setores da Zootecnia: bovinocultura de leite, suinocultura, ovinocultura e cunicultura. Após a pausa do almoço, seguiram para mais três setores, o laboratório de processamento de leite, planta de processamento de frutas e hortaliças e a fruticultura no Politécnico.
A visita guiada é uma das estratégias do projeto “Desenvolvimento e ações de extensão para o fortalecimento da agricultura familiar regional”, que está sendo executada em Toropi com a juventude rural, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura e Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi (Coomat), e na UFSM, com o apoio do Núcleo de Extensão e Pesquisa sobre Alimentação e Sociedade (Nepals), Departamento de Zootecnia, PETs da Agronomia e Zootecnia e Programa de Educação Socioambiental Multicentros/CCR.
Foto: Divulgação