O grupo de pesquisas em sistemas agroflorestais e agrofloresta familiar, do Laboratório de Política e Economia Florestal do CCR, participou do dia de campo promovido pela Emater no município de São Francisco de Assis. O objetivo do evento foi promover os sistemas silvipastoris como alternativa de complementação de renda para a pecuária familiar. Participaram o professor Jorge Farias e as alunas Mariangela Borba, da pós, e Bruna Spies, da graduação em Engenharia Florestal.
Durante o dia de campo, cerca de 100 agricultores da pecuária familiar puderam assistir a oficinas de implantação e condução de espécies florestais na pastagem. Este método, conhecido como sistema silvipastoril, vem sendo desenvolvido por pesquisadores da UFSM, sob a coordenação do professor Jorge Farias, do Departamento de Ciências Florestais, em parceria com a Emater da região central do Estado.
Voltado à pecuária familiar, este trabalho busca desenvolver técnicas que proporcionem melhor qualidade de vida, gerando renda complementar aos agricultores, uma vez que o sistema proposto não afeta a produção de pecuária de corte ou leite, permitindo uma obtenção de renda extra pela produtividade dos animais e pela produção florestal.
Os agricultores também puderam acompanhar uma prática de tratamento de moirões de eucalipto. A técnica consiste na troca da seiva da árvore por produtos químicos que podem ser manipulados pelo próprio agricultor na propriedade. Esta prática agrega valor à madeira e diminui os custos, além de elevar a vida útil do palanque ou moirões para mais de 10 anos, tem a facilidade de ser realizado pelo próprio agricultor.
Esta parceria entre UFSM e Emater promove conhecimento, compartilhando técnicas com os agricultores, e conciliando o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Foto: Divulgação
