Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​PDI 2016-2026 vai à consulta pública em novembro



Há praticamente um ano, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM vem ganhando forma. Desde o início do processo, todos os setores da Universidade, além da comunidade, trabalharam juntos na intenção de construir um documento que represente a diversidade e multiplicidade de visões que existem na Instituição.

Durante o processo de finalização do PDI 2016-2026, não será diferente. Em novembro, o documento será disponibilizado para consulta pública. O arquivo com o texto completo ficará disponível na página do PDI. Neste endereço, também podem ser encontradas todas as informações que foram utilizadas na construção do documento, como metodologia, base legal, resultados, equipes e comissões, além de outros dados. A partir disso, a comunidade poderá encaminhar contribuições pelo e-mail pdi@ufsm.br.

A elaboração do PDI tem como base as informações levantadas durante o primeiro semestre deste ano e sistematizadas nos últimos meses. Neste período, foram realizadas 26 reuniões com a comunidade, envolvendo cerca de 550 pessoas e, também, um processo de consulta online, do qual participaram 2.217 pessoas. A construção do texto final está a cargo das Comissões Temáticas, e antes da divulgação, ele será apreciado pela Comissão Central do PDI.

“Acreditamos que, dentro da proposta de ser um documento geral e com diretrizes estratégicas, o texto conseguirá representar o pensamento geral da Instituição”, comenta o titular da Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin) da UFSM, Fernando Pires Barbosa.

Entretanto, segundo ele, é possível que o documento ainda precise de ajustes, e o objetivo da consulta pública é dar tempo para que mais pessoas tenham acesso ao texto e possam sugerir mudanças antes do envio ao Conselho Universitário (Consu). Este órgão é o que tem a prerrogativa de analisar e aprovar o PDI, o que deve ocorrer em reunião ordinária até o fim do ano.

A elaboração do PDI foi um processo complexo devido ao volume de informações coletadas, e a consulta pública é muito importante, segundo Fernando. “O volume de informações coletadas foi bastante representativo e colocar o documento à disposição para consulta é uma forma de as pessoas verificarem como as suas contribuições ajudaram a formar uma visão institucional da Universidade”, afirma.

O novo PDI da UFSM, que estabelece os rumos e metas da Instituição para os próximos dez anos, deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2017.

Assista ao vídeo sobre a construção do PDI 2016-2026:

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-29009

Publicações Recentes