O professor do Departamento de Física Rogemar A. Riffel é coautor de um artigo na área de astrofísica publicado neste mês pela revista Nature Communications, uma revista do grupo Nature e um dos principais periódicos interdisciplinares do mundo.
O artigo intitulado “The growth of the central region by acquisition of counterrotating gas in star-forming galaxies” faz parte do projeto internacional “Sloan Digital Sky Survey – IV” do qual o pesquisador faz parte, por intermédio do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) e conta com a participação de pesquisadores de diversas universidades e institutos de pesquisa internacionais.
No trabalho, liderado pela pesquisadora Yan-Mei Chen, da Nanjing University (China), encontra-se galáxias azuis (jovens) que apresentam rotação do gás e das estrelas em sentidos contrários, uma clara evidência de interação entre galáxias. Nestes objetos observa-se que as estrelas na região central (interno a aproximadamente 15 mil anos-luz) são mais jovens do que em galáxias que não apresentam esta característica, indicando como se dá o crescimento do bojo (região central) destas galáxias. Este resultado observacional tem um importante impacto em modelos de formação e evolução de galáxias.