A Orquestra Sinfônica de Santa Maria, no ano do seu cinquentenário, apresenta mais uma edição dos Concertos Didáticos, nesta quarta-feira (26), com entrada gratuita e convidados especiais.
Neste ano, além da tradicional apresentação para as crianças das escolas municipais (que acontece às 15h30min, no Theatro Treze de Maio), haverá também uma apresentação às 19h30min, aberta ao público geral, com entrada franca (é necessário a retirada de ingresso no Theatro).
A iniciativa, que acontece em Santa Maria desde 2010, iniciou com o intuito de aproximar crianças e jovens da música orquestral e vem expandindo suas apresentações nos últimos anos, a fim de aproximar também o público geral e promover a interação entre a Orquestra e as famílias.
A Orquestra, conduzida pelo maestro Alexandre Eisenberg e com a direção geral do professor Marco Antonio Penna, recebe a Companhia Caixa do Elefante de Porto Alegre para participar das apresentações. A companhia realiza a performance do carismático boneco Abelardo, manipulado por Mário de Ballentti (ator, diretor e o idealizador e fundador da companhia).
Além da interação dele com a platéia, os músicos estarão uniformizados com camisetas coloridas com a finalidade de caracterizar os naipes, facilitando a diferenciação e entendimento do funcionamento da orquestra para o público.
No repertório, clássicos de Mozart e Vivaldi e obrasdo folclore gaúcho.
A Orquestra recebe também mais dois convidados: a violinista bielorussa Elena Romanov e o professor João Batista Sartor como solistas.
O projeto é promovido pela UFSM e pela Prefeitura de Santa Maria/Secretaria de Município da Cultura.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Orquestra