Docente do Departamento de Neuropsiquiatria publica em periódico internacional

O professor Mauricio Hoffmann, do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM, teve artigo publicado no Journal of Abnormal Psycology, uma das cinco publicações internacionais mais importante na área de Psicologia.

Publicado em cooperação com a Universidade do Kentucky, USP, Unifesp e UFRGS, o  artigo revela que os transtornos mentais não são categorias separadas, e que existe um fator único geral que explica a maioria dos sintomas, em crianças e seus pais.

O trabalho demonstrou que os diagnósticos categóricos em Psiquiatria não são separáveis, que existe um fator geral de vulnerabilidade para psicopatologia e que, talvez, o que se vê como fenômenos e diagnósticos diferentes são apresentações de um mesmo fator de vulnerabilidade. Além disso, os fatores gerais de psicopatologia de pais e mães também se associam as dos filhos.

O artigo foi elaborado com amostra da Coorte de Alto Risco para Transtornos Mentais, do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento. Esta amostra é de 2.512 crianças com seus respectivos pais e mães, em Porto Alegre e São Paulo.