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Grupo de pesquisa debate novas teorias e práticas na formação de professores



O grupo de pesquisa Formação
Cultural, Hermenêutica e Educação promove o 6º Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias, Novas Práticas
entre os dias 10 e
12 de novembro, no auditório 109 do prédio do NTE/UFSM. 

O evento visa socializar os
resultados do projeto de pesquisa “Catástrofe,
Trauma e Resistência: Experiência Estética na Formação de Professores”. O
projeto teve como um dos objetivos entrevistar professores que perderam alunos em
suas turmas na UFSM na tragédia da Kiss,
ocorrida no dia 27 de janeiro, visando saber o que modificou depois
desse fato em seu cotidiano pedagógico.

A ideia
do projeto era ainda investigar algumas obras de autores que se
debruçaram sobre o tema do holocausto nos últimos tempos, na perspectiva da literatura de testemunho, para tecer
cruzamentos entre as noções de
catástrofe, trauma e resistência. A partir do confronto de uma
experiência empírica
com o legado teórico acumulado, pretendeu-se perceber a relação entre
a teoria e a prática
na formação de professores sob a
perspectiva da discussão ética e estética.
Nesse aspecto se fez necessário perguntar qual é o papel da educação em face
dessa problemática do qual é impossível escapar se continuarmos acreditando
numa concepção crítica e emancipatória de formação? Por que não encontramos
palavras para expressar o ocorrido? O que fazer diante da negatividade do
espírito, quando as tragédias e catástrofes parecem um trauma insuperável? O
que a educação pode fazer diante da questão do trágico?

A temática será
enfocada na mesa de abertura do colóquio, intitulada “Aprender com a dor, ensinar por amor”, coordenada pelo professor Amarildo Luiz Trevisan.
A palestra da mesa “Faixas pretas sobre o arco, o
ciclo de uma tragédia na voz dos professores” será proferida pela psicóloga e pós-doutoranda do PPGE/UFSM Rosana D’Orio Bohrer. Também será objeto da dissertação
de mestrado “Os professores na crise: os saberes
da docência diante da dor do outro”, defendida por Fabiane Bortoluzzi Angelo.
E, ainda, da qualificação de tese de doutorado “Educação e barbárie: a docência na prevenção à
catástrofe”, de Adalberto Dutra Rossatto. A discussão também estará presente nos projetos de
dissertação e tese do grupo de pesquisa organizador do evento. Essa edição terá
como convidado especial o professor Joaquin Paredes, da Universidade Autônoma de
Madrid (UAM), que irá enfocar o tema do uso das tecnologias no campo da
educação.

O colóquio terá apoio do Núcleo de Educação e Tecnologia (NTE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Mais informações sobre o
evento no blog

A inscrição pode ser realizada
no link.

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