Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Campanha de agendamento do RU completa um mês com avanços



Há pouco mais de um mês, foi lançada a Campanha
de Agendamento do Restaurante Universitário da UFSM. Esse projeto está dividido
em três fases: na primeira ocorre o processo de conscientização, para que os
estudantes agendem suas refeições com antecedência; na segunda, espera-se que o
procedimento se torne comum no cotidiano dos acadêmicos; na terceira e última
fase, entrará em vigor a obrigatoriedade do agendamento para a realização das
refeições. 

A obrigatoriedade está prevista para entrar em vigor no próximo ano, a
partir do primeiro semestre. O
diretor do Restaurante Universitário, Gilson Bichueti, explica que a ação é
importante para o desperdício de comida não acontecer. Pontua também que
existem as plataformas online para facilitar a vida do aluno, como a página do RU no Facebook.
“Os estudantes estão, gradualmente, aderindo ao agendamento”, avalia.

Para o não desperdício de comida no RU será
lançada, na próxima semana, outra campanha, chamada Resto Zero. A primeira
edição do projeto foi no segundo semestre do ano de 1999, em uma parceria entre
a Assessoria de Relações Públicas, Direção do Restaurante, Setor de Nutrição e
a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Acadêmicos dos cursos de Comunicação
vão auxiliar para a promoção dessa atividade, que é pensada a longo prazo.

De acordo com o site do RU, se o aluno não realizar
o agendamento pode, por enquanto, utilizar o RU mesmo assim. Porém, o
procedimento é obrigatório para as refeições não autorizadas automaticamente
pelo sistema. Por exemplo: se o aluno almoça no RU 1, mas quer fazer alguma
refeição no RU 2 (mediante comprovação de atividade naqueles centros de
ensino), essa refeição não está autorizada, pois não é o refeitório dele. Assim,
o agendamento é necessário.

É possível também que o usuário cancele o agendamento dentro dos prazos estabelecidos. Caso isso não ocorra, a refeição
ficará marcada como não comparecida, mas não há nenhum efeito punitivo.

Quanto ao processo de transferência de uma
refeição a outra pessoa, segundo a direção do Restaurante Universitário, não
existe esta possibilidade. Não há nenhuma punição para quem agenda e não
retira. A direção busca conscientizar os usuários sobre o desperdício de
alimentos. Caso não tenha mais interesse, o aluno pode cancelar o agendamento
dentro dos prazos estabelecidos.

A Campanha de Agendamento foi lançada no fim de setembro, com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos. Por dia, são
servidas cerca de nove mil refeições nas três unidades do RU em Santa Maria, com uma
média diária de seis mil alunos.

O
agendamento pode ser feito pelo site www.ufsm.br/ru e também pelo aplicativo para smartphone UFSM Digital, pelo qual é possível também visualizar o cardápio, saldo e agendamento do RU, entre outras funcionalidades.

Texto: Bruno Steians, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-29156

Publicações Recentes