O Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany – projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria – conquistou dois primeiros lugares e um terceiro na 31ª edição do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que começou na sexta-feira e terminou domingo (20), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
O único DTG representante de uma universidade federal a participar do evento trouxe para casa um feito histórico ao conquistar o 1º lugar em Conjunto Vocal e em Violino, com Matheus Sebalhos Lameira, e 3º lugar em Danças Tradicionais na Força B.
A invernada artística inovou e foi elogiada pelo público ao apresentar uma coreografia de entrada que retrata a chegada na universidade e uma coreografia de saída que apresentou a conquista mais almejada pelo graduando: a formatura. “Desejamos, nos preparamos e esperamos por esse resultado há oito anos”, comemorou o patrão Luciano Pes.
Não é para menos, são 1.731 CTGs filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), divididos em 30 regiões no Estado e a 40ª fora dele, abrangendo grupos em todo país e no exterior. Dentre os 40 inscritos no Enart que passaram para a inter-regional, 20 foram para a final em Santa Cruz e dentre esses, o Noel Guarany é hoje o 3º lugar em danças tradicionais da Força B. Na Força A, o grande campeão foi o CTG Tiarayú, de Porto Alegre.
A edição deste ano foi marcada por um novo sistema de votação digital. Nas Danças Tradicionais, logo depois dos grupos se apresentarem, as notas já ficavam disponíveis no telão.
De acordo com a organização do Enart, cerca de 45 mil pessoas passaram pelo Parque da Oktoberfest para acompanhar as competições nas diversas modalidades, desde danças tradicionais até declamação e trovas. Além disso, estiveram no parque 6 mil participantes, 4 mil deles nas modalidades de dança.
