Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo ginásio poliesportivo vai atender aos alunos do Politécnico e Ctism



Inauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira

Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (1º), no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o Ginásio Poliesportivo de Ensino Básico e Tecnológico da UFSM. O espaço cumprirá o objetivo de promover as atividades esportivas nos espaços da Universidade e, além disso, proporcionar a quadra esportiva para uso prioritário dos alunos do Colégio Politécnico e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), solucionando a demanda destes dois polos de ensino em relação às atividades esportivas.

A Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT) foi uma das principais colaboradas do projeto. É função deste órgão supervisionar as atividades administrativas que permeiam a Universidade, potencializando o tripé ensino, pesquisa e extensão e dando suporte para a melhoria do ensino médio, técnico e tecnológico da UFSM. 

A construção do ginásio atende a uma demanda antiga do Ctism e do Politécnico. Mesmo praticando as atividades esportivas no CEFD durante anos, havia a necessidade de os colégios terem um local único e prioritário para o uso de seus alunos. 

Minuto de silêncio precedeu o amistosoO diretor do Ctism, Luciano Caldeira, ressaltou a importância do ginásio em relação à disponibilização de “espaços para a convivência e a prática esportiva”. Serão atendidos cerca de 400 alunos do ensino médio. 

Caso parecido é o dos alunos do Politécnico, que também sempre usufruíram das dependências do CEFD. O diretor do Politécnico, Valmir Aita, mencionou a relação estreita entre a inauguração do ginásio poliesportivo e a diversidade de atividades físicas que a quadra proporcionará à formação dos alunos. “O ginásio atendeu a uma necessidade do Politécnico. E também é um espaço que pode ser utilizado para outras atividades alternativas”, destacou.

O evento de inauguração também contou com a presença do reitor, Paulo Afonso Burmann, e de outros membros da Universidade que estiveram comprometidos com a construção do ginásio, a qual durou quatro anos até a sua conclusão. 

Ao final da solenidade, foi realizado um amistoso. As equipes integradas por membros do Ctism e do Politécnico fizeram o primeiro jogo após um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia com a equipe da Chapecoense. 

Texto e fotos: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-29451

Publicações Recentes