A Comissão Própria de Avaliação
(CPA), amparada pela Lei Nº 10.861 de 2004 e pela Portaria Nº 2.051 de 2004, tem
por atribuição coordenar os processos internos de avaliação da instituição e
prestar informações solicitadas pelo Inep. No contexto do processo de
Autoavaliação Institucional, a CPA assumiu, no primeiro semestre de
processo de Avaliação Docente pelo Discente, no que refere-se à aplicação e à análise
dos resultados gerais da Instituição,
o processo no primeiro semestre de 2016, de forma experimental, onde buscou-se sistematizar
o processo à comunidade universitária, em especial, aos estudantes e docentes.
Ao final do primeiro semestre, deu-se oportunidade a docentes e estudantes para
que estes participassem efetivamente do processo por meio de contribuições via instrumento
de pesquisa que teve como objetivo avaliar o Instrumento de Avaliação Docente
pelo Discente que havia sido aplicado.
Houve um total de 422 docentes (147
contribuíram a partir das questões abertas) e 2.454 estudantes (281
contribuíram a partir das questões abertas) participantes da pesquisa, que
foram fundamentais para a validação do instrumento. A Coplai se propôs, ainda
no primeiro semestre de 2016, analisar as
contribuições que
vieram por meio de pesquisa realizada entre os dias 15 de julho e 19 de agosto de 2016 e
submeter à aprovação da CPA as alterações propostas.
Com base nas propostas advindas da
pesquisa foi possível alterar o instrumento em alguns aspectos. Ressalta-se que
um aspecto interpelado por alguns docentes foi o fato do instrumento não estar
validado na primeira aplicação, pois a ideia da CPA era justamente aplicá-lo
como um teste. Em atendimento a tais solicitações, a CPA recebeu a contribuição
do professor Ivan Henrique Vey, vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis
da UFSM, que se propôs, juntamente ao servidor e seu orientando Ricardo da Silva
Barcelos, analisar o Instrumento de Avaliação Docente pelo Discente.
Como
resultado desta análise, o professor Ivan apresentou à CPA em 7 de dezembro o artigo
Análise do Instrumento de Medida Utilizado na Avaliação Docente da UFSM baseado na Teoria da Resposta ao Item. Com base
nos resultados obtidos, e a partir da metodologia utilizada, foi possível
concluir que o instrumento de medida utilizado na avaliação docente por parte
dos discentes atende aos objetivos propostos.
Os resultados individuais da
referida avaliação estão disponíveis no Portal do Servidor desde o dia
27 de setembro. Os chefes de departamento têm acesso às avaliações dos docentes
vinculados ao seu departamento, assim como diretores de unidades de ensino têm
acesso às avaliações dos chefes de departamento vinculados à sua unidade, bem
como às avaliações dos coordenadores de curso desta unidade.
A CPA comprometeu-se com a
aplicação do instrumento de Avaliação Docente pelo Discente todos os semestres,
possibilitando, com isso, que o processo tenha continuidade e promova com isso a
cultura da avaliação na Instituição.
Conforme notícia veiculada em
29 de novembro, a pesquisa deveria ter iniciado na última semana de novembro, mas a
comissão entendeu ser prudente cancelar a aplicação do referido instrumento naquele
momento, considerando a conjuntura que a UFSM estava vivendo.
Sendo assim, a
CPA retoma a partir desta quarta-feira (14) a aplicação da Pesquisa de
Avaliação do Docente pelo Discente. A pesquisa estará disponível no
Portal do Aluno até 23 de fevereiro de 2017.Ressalta-se que estudantes que ao final da Pesquisa, no momento da análise de dados, estiverem em situação “reprovado por frequência” e/ou matriculado segundo a Resolução Nº 032/2015 serão excluídos dos cálculos estatísticos.
A ideia de estender o
preenchimento da pesquisa até o período de matrícula tem como objetivo
sensibilizar os estudantes que ainda não avaliaram seus docentes a partir de chamadas
via Portal do Aluno até o período de pré-matrícula.
