Nesta segunda-feira (6), a Meteorologia da UFSM recebeu uma comissão de professores e pesquisadores da University of Oklahoma, formada pelos pesquisadores Lara Souza, Eugeni Fedorovic, Phillip Chilson e Keith Brewster, além de Antonio Botelho, da PUC-RJ.
A comissão realiza uma visita de prospecção acadêmica e científica em algumas instituições de ensino, pesquisa e de operação meteorológica no Brasil. A UFSM foi a única instituição do sul do Brasil a ser selecionada para visitação. O objetivo foi encontrar parceiros no Brasil para firmar colaborações científicas e de intercâmbio acadêmico em Meteorologia.
A coordenação da visita no Brasil foi do professor Antonio Botelho, e o responsável pela organização da visita à UFSM foi o professor Ernani de Lima Nascimento, do Departamento de Física e vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação em Meteorologia.
O professor Félix Soares, vice-diretor do CCNE, e o professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, vice-reitor da UFSM, estiveram presentes na recepção aos pesquisadores estrangeiros, ocasião em que o vice-diretor do CCNE destacou a importância de visitas como esta para a internacionalização da Universidade.
Na UFSM foi organizado um workshop em que foram apresentadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos pesquisadores e professores da Meteorologia e, na sequência, foram discutidas as oportunidades de cooperação, com vistas à celebração formal de intercâmbios.
Coordenado pelo professor Ernani, o workshop se estendeu ao longo do dia e contou com a presença de professores, pesquisadores, alunos da graduação e da pós-graduação da Meteorologia da UFSM.
Com informações e foto do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE
