Foram divulgados pela Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria os nomes do patrono e dos homenageados da edição 2017.
O patrono deste ano é Marcelo Canellas. Ele é jornalista formado pela UFSM e passou por veículos como A Razão, RBS TV e EPTV e, desde 1990, é repórter especial da TV Globo. Em 2013, Canellas lançou o livro Províncias – crônicas da alma interiorana, com uma coletânea de textos publicados no Diário de Santa Maria.
O professor homenageado é José Eduardo Escobar Nogueira. Formado em Jornalismo, Escobar dá aulas de literatura há 27 anos e já foi indicado duas vezes ao Prêmio Açorianos.
O escritor homenageado é Edmundo Cardoso. Reconhecido pelas funções que desempenhou na vida cultural da cidade, Cardoso fundou a Escola de Teatro Leopoldo Fróes e durante anos escreveu uma coluna para o jornal A Razão. Também foi autor de livros e patrono da Feira em 2001. Faleceu em dezembro de 2002, aos 85 anos.
A Feira ocorre de 29 de abril a 14 de maio de 2017, das 13h às 21h, exceto aos sábados, quando abre às 10h. A realização é da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Feira do Livro de Santa Maria
Foto: Marcos Silva
