Na última quinta-feira (27), o público lotou o Teatro Caixa Preta para participar de oficina do projeto Letra & Música ministrada pela dupla de cantores e compositores gaúchos Kleiton & Kledir. Alunos, professores, músicos e o público em geral puderam aprender e participar da criação coletiva de uma música.
O workshop buscou oportunizar aos 140 participantes um momento de convivência e interação com os músicos, que puderam transmitir um pouco de sua experiência e seus métodos de composição de canções.
Para o acadêmico de Música e Tecnologia Matheus Stankowski, “toda dica passada por eles é válida para somar no nosso conhecimento”. Embora o estudante já tenha uma noção básica da parte teórica, ele julga os ensinamentos bastante importantes para quem está iniciando na música.
Após uma breve introdução teórica, Kleiton & Kledir orientaram uma atividade prática, envolvendo todos os presentes na criação coletiva de uma canção. “Para nós é um grande privilégio poder dividir nosso conhecimento neste processo de criação da música popular. Eu acho que o Brasil é muito carente destes tipos de cursos, sendo que muitas vezes a música é muito pouco apoiada. Esta é uma maneira de estimular a cultura na arte criativa da música popular”, afirmou Kleiton Alves Ramil.
O projeto Letra & Música está em sua segunda edição. Além da UFSM, os irmãos também passarão pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Além de o workshop ser gratuito, os participantes também receberam um CD, contendo a música que eles ajudaram a produzir. O CD foi gravado em um estúdio móvel, montado no próprio ambiente da oficina.
“É um projeto importante, pois aproxima Kleiton & Kledir, dois músicos gaúchos de reconhecimento enorme, à comunidade. Eles vêm trabalhar numa dimensão diferenciada daquilo que estamos produzindo aqui, pois dão uma tonalidade musical da sua própria trajetória”, avalia a professora Cláudia Bellochio.
Segundo Kleiton, a ideia do projeto surgiu da vontade de dividir com o público a experiência adquirida nos quase 40 anos de carreira. Além disso, a família dos músicos é bastante ligada à docência. “A gente acha a educação, em todos os aspectos, importantíssima. É necessário que as pessoas que gostem de música tenham bons cursos e um bom motivo para desenvolver o seu dom”, destacou.
Após algumas horas reunidos trabalhando um ritmo, uma harmonia, uma melodia e uma letra, o grupo concluiu o trabalho, criando a música “Cidade Coração”. A canção foi apresentada pela dupla e pelo grupo que a compôs em show na noite de sexta (28), no Colégio Marista. Houve participação do Coral da UFSM, Coral da Apusm e Coro de Câmara da UFSM em duas canções: “Vira Virou” e “Deu Pra Ti”.
Texto e fotos: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti


