Próximo da ocorrência de novas eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a TV Campus e a Rádio Universidade promoveram debate ao vivo entre representantes das três chapas concorrentes a partir das 13h desta sexta-feira (2).
A Chapa 1, Representa, teve a participação Cristina Haas, do curso de Jornalismo. A Chapa 2, Lado a Lado, contou Julia Maia, também do curso de Jornalismo. Já a Chapa 3, Libertas, contou com Thieli Wildgrube, do curso de Engenharia Química, e Pablo Domingues, do curso de Direito, respectivamente, no primeiro e no segundo blocos. O debate teve a mediação da jornalista Anaqueli Rubim, da TV Campus, e foi transmitido ao vivo pelo canal 15, pela Rádio Universidade (800 AM) e pelo Facebook da emissora. Também foram publicados bastidores como post e como stories no Instagram oficial da UFSM.
O programa foi dividido em dois blocos e, em cada um deles, os representantes das três chapas tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas e debaterem entre si sobre questões que envolvem os estudantes de todos os campi da universidade.
No início do primeiro bloco, as três chapas fizeram suas apresentações e expuseram o que é defendido por cada campanha. No momento seguinte, cada representante teve a oportunidade de realizar uma pergunta aos seus concorrentes. Os temas debatidos, nessa primeira etapa, abordaram assuntos como o impacto dos cortes orçamentários do governo federal na vida dos estudantes, a segurança dos universitários no campus, a representatividade das chapas nos outros campi da UFSM e a assembleia, realizada no Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), que deliberou pela greve geral dos estudantes.
Já no segundo bloco, foram escolhidas quatro perguntas enviadas pelos telespectadores através do telefone e de mensagens para o Facebook da TV campus. Os representantes das três campanhas responderam questões sobre a reabertura da boate do DCE, fomento à cultura em Santa Maria, restrições orçamentárias da Universidade e mobilizações contra a retirada de direitos.
Ao final do debate, cada representante pode ressaltar as propostas e os posicionamentos de suas chapas.
As eleições ocorrerão no dia 7 de junho. A chapa vencedora assumirá a gestão 2017-2018.
Reportagem: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos e edição: Maurício Dias