A Chapa 1, Representa, comemorou a vitória nas Eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) com 2134 dos votos válidos, o equivalente a 43,54%. A segunda colocada foi a Libertas, a Chapa 3, situação da entidade, com 1566 ou 31,95%. Já a Chapa 2, Lado a Lado, obteve 1201, o total de 24,50%.
“Podemos dizer que estamos todos e todas muito felizes. E recado é de que o DCE da UFSM volta a ser das e dos estudantes, volta para luta na defesa da educação pública, e mais ainda, volta a existir por todos os cantos da UFSM. Agora todas e todos estudantes poderão dizer que o DCE lhes representa”, comenta Cristina Haas, coordenadora geral da Representa.
Dos 4962 eleitores que foram às urnas nos quatro campi e nos polos EaD, 4901 votaram em um dos três projetos apresentados pela comunidade estudantil. Os votos brancos e nulos somaram 61.
Em Frederico Westphalen, devido à falta de energia elétrica na quarta-feira (7), dia das eleições nos demais campi, a votação foi adiada para quinta-feira (8). Em razão disso, a apuração também foi transferida para a noite desta quinta (8) e madrugada desta sexta (9).