A discente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da UFSM Daiane Voz-Rech teve trabalho premiado na Conferência da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) 2017, realizada em maio, em Campinas (SP). O Prêmio de Pesquisa Professor José Maria Lamas da Silva é considerado uma das maiores condecorações referentes à avicultura brasileira.
O trabalho premiado faz parte da dissertação de Daiane, intitulada “Impacto de tratamentos de cama aviária reutilizada na viabilidade e infectividade de micro-organismos”.
A pesquisa contou com a parceria da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), sob a orientação da professora Sônia de Avila Botton, da UFSM, e coordenação executiva da médica veterinária Clarissa Silveira Luiz Vaz, da Embrapa.
O estudo premiado da equipe de pesquisa “Efeito de Tratamentos de Cama Aviária sobre a Infectividade de Vírus e Bactérias” concentra-se na área de sanidade e aborda a importância da reutilização da cama aviária na avicultura de corte, com a adoção de procedimentos eficientes na inativação e controle de micro-organismos indesejáveis para preservar a saúde avícola e a qualidade do alimento produzido para o consumidor.