Nesta quinta (10), ocorre o lançamento da versão 1.1. do SimulArroz, durante o 10º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em Gramado.
O modelo SimulArroz é o aplicativo mais conhecido sobre cultura do arroz, no Rio Grande do Sul, que simula diariamente os processos de desenvolvimento e crescimento do arroz e, no final, calcula a produtividade de grãos da lavoura, levando em conta os danos causados pelo frio e pelo calor. Atualmente é o modelo utilizado na previsão da safra de arroz gaúcha.
O software foi desenvolvido totalmente com recursos públicos e com calibração voltada para a realidade da lavoura arrozeira gaúcha. Esta nova versão está sendo programada desde o ano passado em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), instituição importante tanto na viabilização de experimentos para a calibração das novas cultivares, que estarão disponíveis ao usuário (Irga 424 RI, Puitá Inta CL e Guir Inta CL), como nas discussões técnicas sobre manejo da lavoura de arroz irrigado no RS.
A equipe que desenvolveu a versão 1.1. do SimulArroz é formada por estudantes da graduação e pós-graduação e por professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Itaqui, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e também por extensionistas do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), afirmou Alencar Zanon, um dos membros da equipe SimulArroz.
O projeto teve início em 2003, e atualmente é coordenado pelo professor Nereu Augusto Streck, do Departamento de Fitotecnia da UFSM.
Mais informações sobre o projeto e a nova versão 1.1. podem ser encontradas na página.
Confira a entrevista concedida pelo professor Alencar Zanon a Roberto Montagner para o programa Campus da Gente, da Rádio Universidade.
Texto: Maira Trindade, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias