UFSM assina acordo de cooperação internacional com Universidade de Moçambique

Com intuito de estabelecer relações de cooperação, uma comitiva da Universidade de Zambeze (UniZambeze), de Moçambique, foi recebida no Gabinete do Reitor, na última terça-feira (12). Representando a UniZambeze, estiveram presentes o reitor, professor Nobre Roque dos Santos, o diretor científico, professor Alexandre Baia, e o professor Noé dos Santos, que atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Florestal, na UFSM. A comitiva foi recebida pelo vice-reitor da UFSM, professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, e o assessor para Assuntos Internacionais, professor César Finger.

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre as duas instituições. O documento é uma formalização do que se pretende realizar ao longo dos cinco anos de vigor do acordo, podendo ser renovado posteriormente. Durante esse período as instituições podem realizar projetos e atividades, como seminários e eventos, que integrem ensino, pesquisa e extensão, além de proporcionar o intercâmbio de estudantes, professores e técnico-administrativos entre as instituições.

De acordo com Finger, já existem propostas de projetos a serem realizados a partir deste acordo. Entre as áreas de cooperação já identificadas estão a zootecnia, produção animal, produção vegetal, saúde e agricultura. Um dos projetos que já começa a ser alinhavado, em conjunto com professores do Centro de Ciências Rurais da UFSM, é o desenvolvimento de um programa de mestrado e doutorado na área de Planejamento Rural a ser implementado na UniZambeze. Segundo o reitor Nobre Roque dos Santos, o país apresenta uma carência de profissionais qualificados nessa área. Nesse sentido, o projeto pode proporcionar o desenvolvimento de várias especialidades na área de tecnologia agrária.

O reitor da UniZambeze enfatizou o interesse em estreitar as relações com a UFSM e expandir as relações para além do âmbito acadêmico, trazendo uma aproximação também de caráter cultural, que seja benéfica para ambos os países. “As comunidades universitárias ficam enriquecidas com este tipo de iniciativa entre dois países que falam português e se encontram em continentes diferentes, mas que almejam progressos significativos na área de desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, avaliou o professor Nobre.

A UniZambeze é uma instituição pública de ensino superior, sediada na cidade de Beira, capital da província de Sofala, na região central de Moçambique. Criada em 2007, a universidade conta com cerca de 8 mil estudantes e mais de 250 docentes, distribuídos em 30 cursos de graduação e sete de mestrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Fotos: Mirian Quadros