O resultado do QS Latin America Ranking 2018 com as 300 melhores universidades da América Latina foi divulgado nesta terça-feira (17). A UFSM figura na 86ª posição entre as instituições e é a 23ª entre as brasileiras. Dentre alguns dados avaliados estão a publicação de artigos, referentes ao ano de 2015, o número de doutores e as citações por artigos.
O gráfico abaixo mostra a evolução da UFSM no último ano. Em 2016/17, a Universidade ocupava o 100º lugar entre as instituições da América Latina. Desde a última avaliação, a UFSM avançou 14 posições (confira abaixo).
Dentre as 300 universidades da América Latina, as melhores posições da UFSM são referentes à quantidade de artigos publicados, 23ª, e à quantidade de doutores, 30ª (confira abaixo).
A comparação dos dados analisados da UFSM com as 83 instituições brasileiras é semelhante à da América Latina. A universidade ocupa a 28ª posição, referente à quantidade de doutores, e a 16ª, quanto ao número de artigos publicados (confira abaixo).
Conforme os dados analisados, o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Administrativo (Coplin) da UFSM, Fernando Barbosa, explica que existem cerca de 3.700 instituições de ensino superior na América Latina. Diante disso, conclui-se que a UFSM está entre as 2,3% melhores universidades. “Melhoramos em relação aos últimos anos, embora ainda estejamos abaixo da posição em que estivemos no ranking 2013/2014 (70ª). Entretanto, lembro que os dados possuem dois ou três anos de atraso”, analisa.
Texto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti