Com o objetivo de prevenir doenças e promover saúde, levando atendimento à população desassistida, os 39 hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) irão realizar, nesta sexta-feira (10), o Ebserh Solidária.
Trata-se de um mutirão de atendimento fora do ambiente hospitalar, que leva ações de prevenção e promoção da saúde. A expectativa é de atender populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação e moradores de comunidades distantes de centro urbanos. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) irá com parte da equipe de pediatras para o município de Agudo. Lá, irão oferecer 50 consultas médicas especializadas, 50 consultas e procedimentos de enfermagem e 70 ações de orientação multiprofissional para crianças entre 6 e 14 anos, expostas a defensivos agrícolas – usados na agricultura local. O atendimento irá ocorrer nos turnos da manhã e tarde, no hospital municipal.
Caso as crianças necessitem de exames, essas serão referenciadas para o Husm. Além dos médicos, farão parte do grupo profissionais da Enfermagem, residentes e servidores administrativos. A superintendente do Husm, Elaine Verena Resener, fez questão de participar. “É nas ações do dia a dia, e na soma dessas, que está a força de nossa rede de hospitais Ebserh”, disse a superintendente.
No turno da tarde, em Santa Maria, será realizada a segunda etapa de encaminhamentos clínicos de 30 crianças – filhos de apenadas – atendidas no Projeto Inspira, da Polícia Federal.
Fonte: Unidade de Comunicação do Hospital Universitário de Santa Maria