Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM promove, na próxima sexta-feira (24), a palestra “Buracos negros na astrofísica”. O evento tem início às 10h30 e será realizada na Sala 1 do prédio 16 A, no campus sede. Não é necessário inscrição prévia e a participação é gratuita.
A atividade será comandada pelo professor de astrofísica na Universidade de São Paulo Rodrigo Nemmen. Ele é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi pesquisador na NASA. Suas pesquisas têm buscado desvendar os segredos dos fenômenos mais violentos do universo – em particular os buracos negros.
Resumo: Há 100 anos, Karl Schwarzschild resolveu as equações de Einstein para a relatividade geral e obteve a solução que descreve um buraco negro cinco décadas antes da primeria evidencia astronômica de sua existência. Como estruturas exóticas do espaço-tempo, buracos negros continuam fascinando astrônomos, físicos e público em geral. Nesta palestra apresenta-se um resumo do papel fundamental que os buracos negros têm na astrofísica, produzindo os objetos mais luminosos do universo – vistos a bilhões de anos-luz da Terra – e decidindo sobre o destino das galáxias. Em seguida, as grandes questões abertas no campo serão listadas e se descreverá o progresso recente, particularmente em simulações numéricas de acúmulo de buracos negros.