O projeto Papai Noel Anônimo do Husm está de volta. Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe da Residência Multiprofissional – Linha Materno-Infantil está proporcionando um encontro especial: dos pedidos de Natal das crianças internadas no Hospital Universitário de Santa Maria com pessoas que queiram apadrinhas a cartinha.
Desde o dia 17 de novembro, a equipe percorre os leitos da Pediatria, do Centro de Tratamento às Crianças com Câncer e da UTI Pediátrica entregando papeis de carta para pais e crianças escreverem ou desenharem seus pedidos, que serão entregue ao Papai Noel.
“Eles escrevem o que gostariam de ganhar. A gente sempre pede para darem mais de uma opção de presente para ajudar o padrinho na hora da compra”, disse a Assistente Social, Letícia Costa.
Para adotar uma cartinha, basta subir até o 6º andar e escolher uma delas pendurada na árvore. Nela, além do pedido, está o leito e o endereço da criança. Isso porque, caso ela já tenha recebido alta, quando o padrinho retornar com o presente, esse poderá ser entregue em casa.
“No momento que eles trazem as cartas, a gente registra os dados num caderno (nome, endereço e telefone). Se já tiverem dado alta, a gente entra em contato com a família para vir buscar. Os que são de outros municípios, a gente faz contato com os motoristas das secretarias de saúde para vir pegar e levar para as crianças”, explica a nutricionista Carla Ciochetto.
Na Brinquedoteca, a técnica de Enfermagem, Roselaine Pinheiro, já prepara os mimos do bom velhinho para distribuir aos pequenos na noite de 21 de dezembro, quando irá ocorrer a Festa de Natal da Unidade. Cestas feitas em embalagens de sorvete, que serão recheadas de doces. Quem quiser contribuir com balas, pirulitos e chocolate, as guloseimas serão bem-vindas.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Husm