​Polifeira do Agricultor é inaugurada na Praça dos Bombeiros

Os moradores da região central de Santa Maria agora também terão acesso facilitado aos produtos comercializados pela Polifeira do Agricultor, projeto desenvolvido pelo Colégio Politécnico da UFSM, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Desde terça-feira (9), a feira passa a ser realizada, também, na Praça dos Bombeiros, estendendo o projeto a consumidores de outras regiões da cidade.

Durante o ato que marcou a inauguração da Polifeira na Praça dos Bombeiros, no final da tarde de quarta, o coordenador do projeto, professor Gustavo Pinto da Silva, enfatizou a proposta da feira de valorização dos alimentos produzidos em Santa Maria, evitando a intermediação, bem como a garantia de produtos mais saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. “A Polifeira vem para a Praça dos Bombeiros para fortalecer ainda mais a nossa agricultura local. Nós queremos nos unir a outros projetos em prol de um movimento que valorize o que se produz na região, que garanta trabalho e renda para o produtor e ofereça alimentos de qualidade aos consumidores”, afirmou Silva.

O diretor do Colégio Politécnico, professor Valmir Aita, agradeceu a parceria com a Prefeitura Municipal e lembrou que a Polifeira é também um importante instrumento de ensino para os estudantes dos cursos técnicos. Já o pró-reitor de extensão, professor Flavi Lisboa Filho, enfatizou a qualidade dos alimentos comercializados: “não estamos só contribuindo para manter o produtor no campo, mas para que o cidadão também possa ter um consumo mais saudável e de mais qualidade”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, salientou a importância de iniciativas como a Poliferia para o fortalecimento da produção local, assim como a preocupação com oferecimento de produtos mais saudáveis à população. Encerrando a cerimônia, o prefeito Jorge Pozzobon destacou as iniciativas do governo municipal para a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento das feiras em Santa Maria. Comemorando a parceria com o Colégio Politécnico e a UFSM, Pozzobon afirmou que “a Polifeira não pertence mais a universidade. Pertence a toda a cidade de Santa Maria”.

Circulando entre as tendas repletas de verduras, legumes, frutas, pães, geleias e tantos outros produtos, a enfermeira Julieli Rosso comemorava a possibilidade de passar a frequentar a Polifeira do Agricultor também no centro de Santa Maria. A servidora do Hospital Universitário, que já era cliente da feira no campus da UFSM, garante que agora se tornará assídua: “A feira aqui na Praça facilita muito. Vou vir todas as terças-feiras”.

A Polifeira do Agricultor será realizada na Praça dos Bombeiros todas as terças-feiras, a partir das 15h. Já no campus da UFSM, a feira segue sendo promovida às quintas-feiras, a partir das 8h, estendendo-se ao longo do dia, em frente ao Espaço Multiuso. As informações sobre a Polifeira do Agricultor podem ser acompanhadas na página do projeto no Facebook.

Texto: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor

Fotos: Mirian Quadros