O programa Bom Dia Universidade apresenta a partir desta terça-feira (23) uma série de entrevistas que marcam os cinco anos da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. Em 27 de janeiro de 2013, o incêndio vitimou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos na casa noturna.
Na terça-feira (23), a entrevista é com Paulo Carvalho, diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM (AVTSM).
Na quinta-feira (25), Luciane Treulieb, irmã de João Aloísio Treulieb, vítima da tragédia, fala sobre o documentário “Depois Daquele Dia”. Com produção da TV OVO, o documentário propõe uma reflexão sobre os impactos e os aprendizados que a tragédia trouxe para a cidade e para a própria Luciane.
Também na quinta-feira (25), a jornalista mineira Daniela Arbex falou sobre o livro “Todo dia a mesma noite”, que traz as perspectivas tanto das famílias das vítimas, como das equipes de socorro e de saúde.
Na sexta-feira (26), Maike Adriel dos Santos fala sobre o seu trabalho de conclusão de curso de Desenho Industrial da UFSM, que propõe avaliar as condições de percepção da sinalização de segurança em ambientes edificados. O TCC faz uma abordagem de estudo de caso especificamente no caso da tragédia da Kiss. Seu principal objetivo é avaliar a eficiência da sinalização de emergência e segurança, considerando as recomendações das normas nacionais vigentes, tendo no seu processo a utilização de Mapas Mentais como ferramenta. O trabalho teve a orientação do professor Sérgio Brondani.
O programa Bom dia Universidade, vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, ao vivo, na UniFM 107.9.