Sisu 2018: informações sobre a chamada regular, lista de espera e chamada oral

Em maio de 2014 a UFSM decidiu extinguir o vestibular e adotar como única forma de ingresso o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). De lá para cá muita coisa mudou. Passada a fase de transição, em 2018 todas as vagas da instituição são ofertadas para o Sisu. A democratização do acesso, além da adoção de cotas e investimento em assistência estudantil, hoje faz com que a Universidade receba alunos das mais variadas regiões do estado e também do país.

A prova e a nota do ENEM é dividida em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Entretanto, segundo o coordenador de Planejamento Acadêmico, Jerônimo Siqueira Tybusch, que também é o responsável institucional pelo Sisu na UFSM, pode haver diferenças nessa nota. Em entrevista dada na manhã desta quarta-feira (31) à UniFM, ele explicou que alguns cursos podem adotar a média ponderada, na qual uma área passa a ter um peso maior que outra. Também pode ser exigida uma nota mínima em todas as áreas, ou apenas uma média geral.

As inscrições para o Sisu, que possibilitam o acesso à UFSM neste primeiro semestre, ocorreram de 23 a 26 de Janeiro. Nesta etapa o aluno pôde se inscrever em duas opções e, se aprovado, poderá confirmar vaga na chamada regular. Jerônimo afirma que a Universidade preenche de 40 a 50% das vagas nesta etapa e quem não logrou êxito pode se inscrever na lista de espera.

1ª chamada

Passada a tensão da realização da prova e a angustiante espera pelo resultado, agora é preciso que os candidatos se atentem às datas e à documentação necessária.

Aqueles classificados na 1ª chamada do Sisu/UFSM para os campi de Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul devem comparecer ao campus sede para a confirmação de vaga e matrícula nos dias 1º, 2, 5 ou 6 de fevereiro. O dia para o comparecimento é de escolha do candidato e o horário é das 9h às 12h, ou das 14h às 17h. O endereço é Universidade Federal de Santa Maria. Av. Roraima nº 1000 – Cidade Universitária – Bairro Camobi, Santa Maria/RS. Na Universidade, os candidatos devem se dirigir ao prédio do Centro de Tecnologia – Auditório Wilson Aita (Prédio 7, anexo C, 2º andar).

Os candidatos inscritos em cotas de autodeclaração ou deficiência precisam comparecer pessoalmente à entrega da documentação comprobatória, a fim de passarem pelas comissões de análise. Os demais têm a opção de confirmar vaga por meio de um procurador, desde que haja uma procuração redigida e assinada ou, se menores de idade, são representados por seus responsáveis legais.

Será confirmada a vaga do candidato que tiver todos os documentos aprovados, conforme a exigência de sua classificação. Neste momento também será realizada a matrícula em todas as disciplinas do 1º semestre do referido curso.

2ª chamada

Aqueles que não foram aprovados na chamada regular podem participar da lista de espera, manifestando seu interesse diretamente na página do Sisu no período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro. Para esses candidatos a UFSM tem um sistema de chamada oral, no qual são chamados todos os participantes e preenchidas as vagas restantes, por ordem de classificação. Assim, hoje há um preenchimento de 95% das vagas ofertadas.

A chamada oral será realizada, de acordo com o edital, da seguinte forma:

– Para os candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Santa Maria: Local: Prédio do Centro de Tecnologia – CT – Auditório Wilson Aita (Prédio 7 Anexo C – 2º Andar), Campus Sede UFSM, Av. Roraima 1.000, Bairro Camobi, Santa Maria – RS. Datas: 21, 22, 23, 24 e 25 de Fevereiro de 2018 (Manhã e Tarde).

– Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Frederico Westphalen: Local: Campus UFSM de Frederico Westphalen Linha 07 de Setembro, s/n BR 386 Km 40 Frederico Wesphalen – RS. Data: 15 de Fevereiro de 2018 (Manhã).

– Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Palmeira das Missões: Local: Campus de Palmeira das Missões Av. Independência, nº 3751 Bairro Vista Alegre Palmeira das Missões – RS. Data: 15 de Fevereiro de 2018 (Tarde).

– Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Cachoeira do Sul: Local:Campus de Cachoeira do Sul Rua Presidente Vargas, 1958 Bairro Santo Antônio Cachoeira do Sul – RS. Data: 16 de Fevereiro de 2018 (Tarde).

Documentação e demais informações

O edital completo da chamada regular, com a documentação necessária e mais informações pode ser conferido aqui.

Já o edital da chamada oral da lista de espera encontra-se neste link.

Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Planejamento Acadêmico, pelo telefone (55) 3220-8187, pelo e-mail copa.prograd@ufsm.br e na página Confirmação de Vaga , no Facebook.

Texto: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo