O projeto de extensão Cineclube da Boca exibe nesta quinta-feira (19), às 19h, o terceiro documentário do ciclo “Cinema e realidade: documentários brasileiros”. A produção exibida será “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho.
A atividade será no auditório do prédio 67, no campus sede da UFSM, com entrada gratuita.
Sinopse:
A proposta teve início a partir de um anúncio em um jornal popular do Rio de Janeiro, no qual Eduardo Coutinho convocava mulheres para contar sua história diante das câmeras; Do total de 83 mulheres que responderam ao anúncio, 23 foram selecionadas. No teatro Glauce Rocha, de costas para a plateia vazia e de frente para o documentarista Coutinho, cada uma delas falou para as câmeras sobre um momento marcante que achava que valia a pena divulgar no filme. São personagens variadas, desde uma atriz lésbica do Nós do Morro, até uma senhora de origem turca, que acredita que sua participação pode ajudá-la a reatar os laços com a filha. As histórias são contadas duas vezes. Uma pela mulher que viveu o fato, e a outra por uma atriz que interpreta aquele momento. Através desse Jogo de Cena criado por Coutinho, o público se confunde entre o que é real e o que é ficção, além de poder comparar os depoimentos de uma e de outra, tentando descobrir os limites entre a atuação e os sentimentos verdadeiros.
Jogo de Cena conta com a participação de Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Marília Pêra, entre outras.
Ficha técnica:
Gênero: Documentário Nacional
Direção: Eduardo Coutinho
Roteiro: Eduardo Coutinho
Produção: Produtora Raquel Freire Zangrandi, Bia Almeida (produtor executivo: Guilherme Cezar Coelho,, João Moreira Salles)