A UFSM volta a jogar neste sábado (9) pelo Estadual de Futsal, 21 dias após sua última partida, a vitória sobre a ATF. Com uma rodada transferida em virtude da paralisação nacional dos caminhoneiros e uma folga na 7ª rodada pela antecipação do clássico contra o União Independente, a equipe universitária vai tentar a sua segunda vitória seguida na Bronze, o que pode colocar o time no G-5 da Chave 2, pois o Gaúcho (5º colocado) folga neste final de semana.
Durante essas três semanas, além dos treinamentos técnicos e táticos, o elenco passou por novos testes físicos, que apontaram uma melhora significativa em relação aos testes realizados na pré-temporada. Nesse período sem jogos, o ala Razeira voltou aos treinamentos e ficará disponível para o jogo. Já o ala Moisés cumpriu suspensão contra a ATF e também está à disposição. Em compensação, o treinador não poderá contar com os suspensos Raimar (pivô) e Jonatan (fixo).
Outro que pode retornar à equipe é o pivô Carlos, artilheiro da equipe em 2017, que cumpriu suspensão e poderá fazer sua estreia no campeonato deste ano. “Depois da ótima vitória no último jogo, minha expectativa é muito boa para este jogo. Espero ajudar da melhor forma possível”, destaca o pivô.
Sobre o período de três semanas sem jogar, o goleiro Carlson declara que a equipe focou na evolução técnico-tática, física e mental, e espera que o time aproveite tudo o que lhe foi apresentado. “Não podemos dizer se foi positivo ou negativo, pois a equipe adversária também teve esse tempo para se preparar”, completa o goleiro.
A adversária deste sábado, a AFI, de Itaqui, vem fazendo bonito no certame. Ela ocupa a terceira colocação na chave (está a dois pontos do líder União Independente) e, embora venha de derrota para o Figueira em Tupanciretã, já venceu como visitante em Santa Vitória do Palmar. Caso vença, pode até terminar a rodada como líder do grupo 2.
Para o pivô Carlos, este jogo tem um significado especial, pois ele é natural de Itaqui: “Tenho um respeito muito grande pela equipe de Itaqui, tenho muitos amigos lá”. Ele destaca alguns aspectos positivos do adversário, passando pela intensidade do jogo e por algumas individualidades que podem surpreender a Federal.
Fonte: Assessoria de Comunicação do UFSM Futsal