Servidores
técnico-administrativos da UFSM podem candidatar-se a mobilidade
internacional em universidades da Argentina, Bolívia, Paraguai e
Uruguai. Há apenas uma vaga disponível, a qual é proporcionada
pelo programa Escala Gestores y Administradores 2019, promovido pela
Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O próprio
candidato será responsável por agendar com a universidade de
destino o período em que realizará a mobilidade, cuja duração
pode ser de 5 até 15 dias. As inscrições encerram-se no dia 20 de
agosto.
É possível
submeter candidaturas para até duas universidades. Porém, caso o
candidato seja aceito em ambas, deverá optar por uma delas. As
despesas com passagens (rodoviárias ou aéreas) e seguro-saúde
internacional ficarão por conta da UFSM, enquanto que à
universidade de destino caberá a garantia de alojamento e
alimentação. Como as instituições de destino se localizam em
países de língua espanhola, é desejável que o candidato seja
capaz de se comunicar bem nesse idioma, embora não seja exigido
comprovante de proficiência.
Entre os documentos
exigidos para inscrição, está a elaboração de um plano de
trabalho a ser realizado pelo candidato durante o intercâmbio. A
seleção será feita primeiramente pela instituição de destino,
conforme os seus próprios critérios.
A relação das
universidades participantes, instruções detalhadas para inscrição,
requisitos, documentação exigida e outras informações constam na convocatória Nº 009/2018 da SAI.