Evento marca os cinco anos de jornalismo científico e cultural da revista Arco

Luciane Treulieb, editora da Arco, falou durante o lançamento da edição

“O jornalismo científico e cultural que todo mundo entende”. Este é o slogan que marca os cinco anos da revista Arco. As comemorações iniciaram na última sexta-feira (10), em um evento que reuniu dezenas de pessoas no Salão Imembuí, no 2º andar da Reitoria.

No ato, que contou com a presença de autoridades, como o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, e o seu vice, Luciano Schuch, aconteceu o pré-lançamento da 9ª edição da revista – que traz, em sua matéria principal, a saúde mental no âmbito universitário -, a apresentação de um vídeo institucional, que aborda a trajetória destes cinco anos de trabalho, e também um novo formato de divulgação do conteúdo produzido pela revista, o “Tá na Arco”, programete de um minuto, em formato radiofônico, que irá ao ar nos intervalos da programação da UniFM. Ao final, um coffee break foi oferecido aos presentes.

Em sua fala, a editora-chefe da revista, jornalista Luciane Treulieb, destacou a importância de reforçar o vínculo de todos que colaboraram e colaboram com o projeto e a importância da divulgação científica, pois, segundo ela “a Arco, é o principal veículo de comunicação impressa da UFSM de ciência, cultura e arte, que tem como compromisso tornar público o científico da universidade com uma linguagem diferente, além de ser um exemplo de aproximação entre docentes e discentes”.

O professor Burmann parabenizou toda a equipe pelo trabalho que é  realizado e destacou que “o crescimento e desenvolvimento da revista Arco só foi possível graças ao apoio de toda a comunidade acadêmica”. “A Arco é uma revista que desperta o interesse e tem uma leitura agradável, mas precisa ser valorizada ainda mais”, acrescentou.

Público conferiu a nova edição da revista

O evento ainda contou com o depoimento de dois alunos egressos da revista, Daniela Meneegazzo e Luan Romero, que destacaram o papel fundamental que a Arco tem dentro da universidade em divulgar o que acontece no campus.

Além disso, as acadêmicas de Relações Públicas – disciplina de Assessoria de Imprensa Andressa Cocco e Sandrine Muller realizaram a apresentação da filosofia institucional da revista Arco, que, segundo elas, são a missão, visão e valores que regem a revista.

As comemorações dos cinco anos da revista seguirão ao longo do mês com uma programação que foi preparada pela equipe. O lançamento oficial da 9ª edição da Arco aconteceu neste domingo (12), durante o Viva Campus, e até 29 de agosto a equipe distribuirá revistas no hall da Reitoria e em cada um dos centros de ensino da Universidade (ver abaixo). A partir desta segunda (13), a 9ª edição poderá ser acessada também no site da Arco.

“Tá na Arco”

Durante a comemoração dos cinco anos da revista, ocorreu o lançamento do “Tá na Arco”, um programa radiofônico pensado para difundir os conteúdos produzidos às comunidades acadêmica e santa-mariense no geral. Veiculados diariamente nos intervalos da programação da UniFM 107.9, os informativos, de pouco mais de um minuto, reafirmam o objetivo da revista: fazer jornalismo científico e cultural de um jeito que todo mundo entende. Além disso, os podcasts podem servir de complemento hipermidiático para os textos publicados na plataforma online da revista.

Evento itinerante

A partir desta semana, um evento itinerante tem como objetivo atingir o máximo da população acadêmica possível, levando a Arco para todas as áreas e unidades de ensino da instituição, relacionando-se com o corpo docente e discente de cada unidade, em busca de maior alcance e engajamento.

Datas do evento itinerante:

14/08: Reitoria
15/08: CAL
16/08: CCS
17/08: CCNE
20/08: CCR
21/08: CCSH
22/08: CE
23/08: CEFD
24/08: CT
27/08: Politécnico
28/08: CTISM