Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Pesquisadora de Portugal ministra palestras sobre solo nesta semana na UFSM



PhD em Engenharia Agronômica pelo Instituto Superior de Agronomia de Portugal, Corina Carranca estará na UFSM nesta semana para ministrar duas palestras promovidas pelo Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (Gepaces).

Tendo como tema “A importância da cobertura do solo para a saúde e qualidade do solo”, a primeira conferência acontece na terça-feira (21), às 14h, no auditório do prédio 67 do campus sede. “Nutrição de nitrogênio em árvores frutíferas” será o tema da segunda palestra, que ocorre na quinta (23), às 9h, na Sala Cláudio Mussói, localizada no prédio 42 do campus sede.

Na palestra do dia 21, que é promovida em conjunto com o Colégio Politécnico, serão abordados assuntos como cobertura vegetal e sustentabilidade dos ecossistemas, técnica de marcador de nitrogênio (isótopo 15N) na agricultura, tipos de solos de Portugal e potencial de uso para a agricultura e floresta. Outras informações sobre a palestra podem ser conferidas aqui.

Os interessados em assistir à palestra do dia 23 devem inscrever-se pelo e-mail behdepaula@hotmail.com. Na ocasião, serão abordados assuntos como adubação nitrogenada das fruteiras e o seu cultivo em Portugal, ciclagem interna do nitrogênio e a distribuição dos órgãos da planta, efeitos do excesso e deficiência de nitrogênio na planta e aplicação do isótopo 15N em estudos de adubação nitrogenada em fruteiras. Outras informações sobre a palestra podem ser conferidas aqui.

Ambas as atividades contam com o apoio do Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Departamento de Solos, Instituto Federal Farroupilha e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – seção Uva e Vinho.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-43869

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes