Programa de Extensão Porta Aberta promove simpósio para debater acessibilidade

Com o objetivo de pensar, discutir e problematizar a acessibilidade no âmbito das artes cênicas, e também na universidade e na sociedade em geral, o Programa de Extensão Porta Aberta promove nos dias 27 e 28 de agosto o 1º Simpósio Pensamento Acessível/Cena Aberta. Constituída por palestras e exposições artísticas, a programação será desenvolvida no Auditório Flávio Miguel Schneider, localizado junto ao prédio 42 do campus sede.

Organizado pelas professoras Marcia Berselli e Mariane Ribas, ambas do Departamento de Artes Cênicas, o simpósio contará com palestras de docentes e acadêmicos da UFSM. Entre os conferencistas, estão as professoras de Educação Especial Márcia Lazzarin, Sabrina de Castro, Tatiane Negrini e Silvia Pavão, e também os professores Silvia Wolff, do curso de Dança, e Luiz Pippi, da Arquitetura e Urbanismo. Também haverá palestras de Aline Dalcul, bolsista do projeto de extensão Acessibilidade no Ambiente Escolar, e de Mariangela Cardoso, coordenadora do Festival Internacional de Cinema Estudantil. Como mediador, haverá ainda a participação do multiatleta Denílson Souza.

Entre os temas a serem abordados, destacam-se a acessibilidade no ambiente universitário, políticas de inclusão no contexto da educação contemporânea, inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior, cinema estudantil e dança. Durante o evento, o público poderá visitar duas mostras no hall do prédio 42: a exposição fotográfica do projeto “Oficinas de Teatro para Pessoas com ou Deficiência” e a exposição de vídeo, banner e imagens da pesquisa “Entre Imagens em Movimento”.

Os interessados em participar do evento podem inscrever-se gratuitamente pelo e-mail programaextensaoportaaberta@gmail.com. A programação completa e outras informações sobre o simpósio encontram-se em sua página no Facebook.