UFSM tem novo sistema para aquisição de passagens rodoviárias com a Planalto Transportes

A UFSM e a Planalto Transportes firmaram um contrato para compra de passagens rodoviárias nos trajetos em que a empresa tem concessão. A nova forma de aquisição possibilitará que todas as unidades da UFSM que emitirem um empenho em conformidade com o contrato utilizem o sistema “Viaje +”, da Planalto, adaptado à UFSM, permitindo a escolha do trajeto, horários e a poltrona. Além disso, a Universidade terá 30% de desconto no valor total das passagens que adquirir.

A ideia surgiu da necessidade de automatizar o fornecimento de passagens rodoviárias aos usuários da UFSM, devido às dificuldades atuais de enviar as autorizações, via formulário, para participantes de congressos, bancas, viagens de estudos e demais demandas da universidade, de convidados externos.

O contrato que a UFSM mantinha anteriormente com a empresa para aquisição de passagens expirou. Para atender às demandas das diversas unidades da UFSM, foi realizado novo processo de contratação. No dia 3 de agosto, ocorreu uma reunião na sede da Empresa Planalto Transportes com a presença dos dirigentes da empresa,  representante da Rodoviária de Santa Maria, e, pela UFSM, os representantes da Pró-Reitora de Administração, do Departamento de Material e Patrimônio e do Centro de Processamentos de Dados. Na ocasião, foram definidos os últimos ajustes necessários para implantação de uma nova sistemática de aquisição de passagens, via on-line.

As unidades da universidade terão os gestores indicados no contrato e cadastrados no sistema Viaje +. Através dos gestores, o usuário receberá um documento (voucher) para retirar as passagens nas rodoviárias correspondentes. O documento, autorizado de forma online, poderá ser cancelado pelo próprio gestor, no próprio sistema, em até 3 horas antes do horário previsto para viagem. Quando for emitida a passagem a um visitante, o voucher poderá ser encaminhado por e-mail. De posse do voucher, o usuário poderá realizar a troca pela passagem rodoviária em qualquer posto rodoviário.

As tratativas já estavam sendo feitas há algum tempo e, além do sistema, o novo contrato já foi negociado com o preço de 30% de desconto sobre os valores tabelados, nos trajetos de concessão da empresa Planalto. Além do desconto, o processo todo passa a ser feito online e não mais via formulário como era antes.

No dia 28 de agosto, às 8h30, na sala 218 da Reitoria, a Pró-Reitora de Administração e o Departamento de Material e Patrimônio, juntamente com a Empresa Planalto, farão ampla divulgação e orientação sobre a nova sistemática, onde poderão informar a todos os interessados e, após, serão credenciados todos os gestores das unidades da UFSM que irão operar o sistema.

Facilidade para aquisição

Está em tratativas a instalação de um totem de aquisição e emissão de passagens rodoviárias na UFSM, com local a ser definido, onde as autorizações permitirão a emissão do bilhete de passagem, sem necessidade de realizar o deslocamento até as rodoviárias ou postos rodoviários. No totem, poderão ser retiradas as passagens via o voucher emitido da parceria da UFSM com a Planalto.

A comunidade acadêmica também poderá utilizar o equipamento para compra de passagens para uso próprio, com os valores de tabela da Planalto.

Texto: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo