Centro de Documentação e Memória de Silveira Martins inaugura sala com exposição artística

o dia 28 de agosto, às 17 horas, no

O Centro de Documentação e Memória, do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria – Silveira Martins, inaugurou nesta terça-feira (28), a Sala Nelson Ellwanger.

Na ocasião, estiveram presentes: o vice-reitor, professor Luciano Schuch,  o diretor do Centro de Artes e Letras, Pedro Brum Santos, o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Eventos de Silveira Martins, Sadi Tolfo, a direção da Escola Municipal João Frederico Savegnago, as coordenadoras da Unidade, professoras Lia Rejane Silveira Reiniger e Amanda Eloina Scherer, e coordenadores de projetos na UFSM – Silveira Martins.

A sala leva o nome do artista Nelson Ellwanger, professor da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1972 e 1998, falecido em 2004. O artista tem contribuição relevante para a gravura no Rio Grande do Sul, com obras em diversos acervos públicos e privados e em vários países.

O espaço tem por objetivo apresentar, incentivar e divulgar a recente produção em arte contemporânea. A exposição inaugural contou com 13 obras de Ellwanger e catálogos de acervos pessoais. As obras documentam e remontam o percurso artístico.

Como parte das atividades de inauguração, os presentes puderam participar de roda de conversa sobre o artista, com a participação dos curadores da mostra, Helga Correa e Marco Aurélio Biermann, e dos artistas Alphonsus Benetti e Sandra Knackfuss.

A exposição segue até o dia 22 de setembro, das 8h às 17h, no Centro de Documentação e Memória.