Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudo sobre fóssil de aetossauro de Santa Maria é publicado em revista internacional



Um estudo sobre um fóssil coletado em 2009 às margens da Faixa Nova de Camobi (BR-287) foi publicado na revista científica Plos One. A autora principal do trabalho é Ana Carolina Biacchi Brust, graduada em Ciências Biológicas pela UFSM e mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O fóssil, que faz parte da coleção do Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da UFSM, foi tema do seu trabalho de conclusão do curso de graduação (TCC) e também da sua dissertação de mestrado.

O artigo em questão intitula-se “Osteologia do primeiro crânio de Aetosauroides scagliai Casamiquela 1960 (Archosauria: Aetosauria) do Neotriássico do Sul do Brasil (Zona de Associação Hyperodapedon) e sua importância filogenética” (Osteology of the first skull of Aetosauroides scagliai Casamiquela 1960 (Archosauria: Aetosauria) from the Upper Triassic of southern Brazil (Hyperodapedon Assemblage Zone) and its phylogenetic importance).

Um dos seus autores é o professor Átila Augusto Stock da Rosa, do Departamento de Geociências da UFSM, que foi o orientador do TCC de Ana Carolina. Constam ainda como autores, além deles, os professores da Ufrgs Cesar Leandro Schultz (orientador da dissertação) e Voltaire Dutra Paes-Neto, assim como a pesquisadora Julia Brenda Desojo, do Museu de Ciencias Naturales de La Plata, da Argentina.

Este fóssil tem sua importância ressaltada por ser o primeiro registro de um crânio praticamente completo e bem preservado desta espécie, que permitiu reconhecer melhor a sua forma, bem como o entendimento de suas relações com aparentados na Argentina, Europa e América do Norte. Até então, o formato do focinho era desconhecido para esta espécie, chamada de Aetosauroides scagliai.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44328

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes