Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório do campus Cachoeira do Sul cria APP para auxiliar manejo do solo



Imagem de uma mão segurando um celular que mostra o APP na telaO Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC) do  campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS) criou o aplicativo (APP) AgroFert, sistema de cálculo para calagem e adubação do solo com a finalidade de contribuir com o manejo e a fertilidade do solo. 

A proposta foi feita de forma colaborativa por professores, estudantes e técnicos em educação da UFSM, sob a coordenação doas professores Paulo Ademar Avelar Ferreira e Vinícius Maran e com apoio do professor Cledimar Rogério Lourenzi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O AgroFert permite cuidar do manejo da fertilidade do solo para a obtenção de alta produtividade por meio do fornecimento de quantidades adequadas e balanceadas de nutrientes às culturas, bem como a redução das perdas de nutrientes para o ambiente dentro do sistema agrícola brasileiro. Nesta primeira versão, as recomendações de corretivos e fertilizantes podem ser realizadas para as culturas de grãos das regiões do Cerrado, estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O AgroFert pode ser acessado e utilizado de forma gratuita. O sistema é responsivo e pode ser utilizado tanto em dispositivo móvel quanto em desktop. Após o usuário acessar o sistema e realizar cadastro de informações básicas, podem ser cadastradas no sistema as áreas e dados de análises químicas de solo. A partir destas informações, o sistema interpreta os resultados inseridos e realiza as recomendações de corretivos e fertilizantes quando necessários. Além disso, o sistema permite que o produtor acompanhe a evolução das características químicas de cada área cadastrada, verificando o que está melhorando ou não dentro de seu sistema de produção.

Para saber mais sobre o LUMAC, acesse o site e o Facebook. Também é possível acompanhar as redes sociais do AgroFert e o site oficial do sistema.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44338

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes