Projeto de extensão da TV Campus é um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os vencedores e destaques estaduais do Prêmio Professores do Brasil, que é um reconhecimento ao trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. No Rio Grande do Sul, o vencedor na categoria Ensino Médio foi o projeto de extensão “Estúdio de Criação: o Cinema como Potência Criadora e Transformadora”, realizado em uma parceria entre a TV Campus e o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.

Trata-se de um projeto de letramento e criação de cinema com alunos de escola pública. Dele fazem parte o professor da rede estadual João Pedro Wizniewsky Amaral, que é doutorando em Letras pela UFSM, e os servidores técnico-administrativos da TV Campus Rafael Salles Gonçalves e Thomás Dalcol Townsend.

A prática pedagógica vencedora foi o relato da última edição do projeto, desenvolvido em 2017 com três turmas do terceiro ano do ensino médio do Instituto Olavo Bilac. Na ocasião, os alunos tiveram oficinas de análise de produções audiovisuais e cada turma criou um curta-metragem. Exibidos na TV Campus, os três filmes produzidos podem ser conferidos nos links abaixo:

Linhas Tortas

O Candidato

Tudo pela Vingança

Depois da divulgação dos vencedores em nível estadual, o MEC vai publicar ainda neste ano a relação dos premiados na categoria Temáticas Especiais e dos níveis regional e nacional. Outras informações sobre o prêmio estão disponíveis na página premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.