Maratona das Artes celebra os 55 anos do CAL

Ma foto, cinco pessoas atuando
Performances cênicas ocorreram durante a programação artístico-cultural dos 55 anos do CAL

Uma programação especial organizada pelos professores do Centro de Artes e Lestras marcou o aniversário de 55 anos da unidade de ensino. A ação artística e cultural inspirada nas viradas culturais, proporcionou à comunidade acadêmica, 12 horas de atividades no Teatro Caixa Preta. De acordo com os organizadores, o principal objetivo da Maratona 55 foi promover a integração, o compartilhamento artístico e o diálogo criativo, como forma de valorizar, respeitar e promover a diversidade de saberes que são produzidos no CAL.

A programação contou com exposições de artes visuais e design, recitais de música, performances, oficinas de circo, videoinstalações e exibição de filmes. De acordo com Raquel Guerra, professora e uma das organizadoras da Maratona 55, a atividade é de extrema relevância, pois “a variedade e as múltiplas linguagens presentes nesta ação artística tem o objetivo de valorizar e sensibilizar a comunidade para o legado e patrimônio artístico e cultural que ano após ano, a UFSM produz no CAL e que se expande fora daqui”.

Imagem da frente do CAL com quatro elementos da instalação, cada um de uma cor
Exposição de egressa de Artes Visuais integrou Maratona 55

No lado de fora do CAL foram colocadas as esculturas da série (Des)Brotamentos, da artista plástica Catiuscia Dotto, egressa de Artes Visuais. “A ideia é também resgatar aqueles que já passaram pelo CAL, valorizando o aprendizado que um dia eles tiveram aqui e que hoje servem de norte para suas carreiras”, ressalta Raquel.

Um dos pontos altos da programação foi o painel “Curadoria de eventos e gestão de espaço cultural”, que contou com a participação da agente de cultura do Sesc Santa Maria, Fabrícia Perini; da coordenadora de eventos da Pró-Reitoria de Extensão, Vera Viana; da relações públicas do Theatro Treze de Maio, Ana Lúcia Silva. Juntas, elas falaram sobre as diversas formas de produção cultural em torno das suas instituições e a importância de se valorizar o cenário local. “Acredito que o nosso papel enquanto organizadoras de espaços culturais é fomentar a formação de plateia. Realizar o evento, mas também incentivar o público a prestigiar estes espaços e isso ainda está em falta na nossa cidade”, afirma Fabrícia Perini.

O CAL teve origem na Faculdade de Belas Artes, em janeiro de 1963. Neste ano, comemora 55 anos de fundação e confirma a marca histórica de expansão e inserção na comunidade acadêmica e no contexto geral da sociedade. Atualmente, o CAL tem aproximadamente cem professores, 40 técnico-administrativos e mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, organizados em torno de cinco áreas de conhecimento: Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Desenho Industrial e Letras.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Foto: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN e estagiária da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias