A ciência do universo atrai visitantes ao campus

Foto horizontal colorida mostrando o Planetário externamente
Planetário Professor José Mariano da Rocha Filho

Olhar para as estrelas pode ser poético, mas também educativo. E como forma de estimular os ensinamentos da astronomia, o Planetário Professor José Mariano da Rocha Filho, no campus de Santa Maria, proporciona à comunidade este espaço de conhecimento sobre o universo com sessões para escolas e público em geral.

Considerado símbolo da UFSM e um dos cartões postais da cidade, o Planetário, fundado em 1971, é o 4º brasileiro, o 8º na América Latina, o 1º no Rio Grande do Sul, o 1º em uma cidade do interior do país e o 1º em um campus universitário no Brasil. Seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto Oscar Valdetaro, a partir de um esboço doado por Oscar Niemeyer em 1960.

Conforme apurou a Revista Arco, o Planetário foi equipado com apoio dos países do antigo Leste Europeu, que tinham uma dívida com o Brasil em função da importação do café e não tinham o que oferecer em troca. Para saldar a dívida, o Ministério da Educação firmou acordo com a antiga República Democrática Alemã (RDA) para a importação de dez planetários para o Brasil pela companhia alemã Carl Zeiss: seis do modelo Spacemaster, como o da UFSM, dois ZKP-1 e dois ZKP-2.

Sessões para todos os públicos

Com uma variada programação, o espaço, com capacidade para receber 100 pessoas por sessão, recebe por ano 20 mil visitantes de todo o país, de segunda a sexta-feira. Para as escolas que tiverem interesse em visitar o local, é necessário fazer os agendamentos com até dois dias de
antecedência. Além disso, em programações especiais, como o evento Viva Campus, o local também abre suas portas ao público nos domingos.

O planetário instiga e desperta o interesse e a curiosidade sobre o universo através da exposição “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”, no hall, e sessões de filmes e documentários com duração de aproximadamente 30 minutos. Reclinados sobre a poltrona e com a atenção voltada para cima, os visitantes buscam, por meio das imagens astronômicas visualizadas na cúpula, obter novos conhecimentos sobre as questões que permeiam o universo.

A Escola São Francisco de Assis, da cidade de Ijuí, que possui um projeto de estudos sobre o Sistema solar, trouxe os alunos do 3º ano do ensino fundamental até a UFSM para acompanhar uma das sessões. “Durante a sessão, pareceu que a gente estava viajando de verdade no espaço em uma nave espacial, e eu achei isso incrível”, relatou a estudante Maria Eduarda Kramer, de 8 anos.

Além disso, a professora Flaviani da Silva destacou a importância de ensinar desde cedo sobre os planetas e como tudo começou. “A nossa escola tem uma característica de não ensinar só com a teoria, mas também com a prática, e nada melhor do que fazer isso através de uma forma que aproxima as crianças, que é a visitação ao Planetário”, disse.

No ano passado, com a ideia de apoiar a PoliFeira do Agricultor, que acontece no Largo Santos Dumont, ao lado do Planetário, a direção optou por realizar sessões abertas ao público em geral todas as quintas-feiras, a partir das 15h.

Foto horizontal colorida da diretora do Planetário
Jaqueline Machado, diretora do Planetário

Novo museu é projetado

O Planetário possuía um museu interativo no 2º piso, fundado em 1998, atualmente interditado por questões de acessibilidade e falta de Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI). Neste museu, com área de 370 metros quadrados, dez estações tratavam da história da astronomia, através de dispositivos interativos que chamavam a atenção dos visitantes.

De acordo com Jaqueline Machado, diretora do Planetário, um projeto está sendo elaborado por professores do Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e Centro de Tecnologia (CT) para a instalação de um novo museu de Ciência e Tecnologia no lugar do antigo.

Sessão de observação noturna

Além da exposição e das sessões, o Planetário da UFSM oferece ao público em geral uma sessão de observação noturna no céu, que ocorre uma vez por mês. A sessão é gratuita e para participar é necessário retirar senha no Planetário até as 16h do dia da observação, pois o número de participantes é limitado a até 40 pessoas. O trabalho é conduzido pelos monitores do Planetário e funciona como um tipo de aula prática para aqueles que têm interesse e curiosidade em desvendar os mistérios do universo. Entretanto, a observação depende das condições climáticas. A de setembro, por exemplo, que estava prevista para o dia 25, não ocorreu devido à chuva.

A astronomia projeta o homem na sua dimensão e no seu lugar no Universo, e os planetários são fundamentais neste contexto. Com isso, através de seus mais de 40 anos de atividade, o Planetário da UFSM funciona como um elo entre os jovens e a Universidade, tornando o ensino da astronomia e da formação do universo agradável a todos.

Agendamentos:
8h às 12h e das 13h às 16h30.
Sessões:
De segunda a sexta-feira, manhã (9h – 10h – 11h) e tarde (14h – 15h – 16h).
Ingresso:
Estudante: R$ 2,00
Público em geral: R$ 4,00
Crianças até 5 anos e pessoas com mais de 60 anos são isentas do pagamento.
Mais informações:
(55) 3220-8226, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo página no Facebook.

Texto: Pablo Cabral Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalista da UFN, estagiária da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti