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Estudo relaciona alfabetização financeira e tendência ao endividamento



Alfabetização financeira é o tema do artigo “Demystifying Financial Literacy: a behavioral perspective analysis”, que recebeu o prêmio de Melhor Artigo Científico da XVIII International Finance Conference. O trabalho foi desenvolvido pela professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM Kelmara Mendes Vieira, em coautoria com a professora adjunta de Ciências da Administração da UFSC Ani Caroline Grigion Potrich. Neste ano, o evento internacional aconteceu na UFRGS, em Porto Alegre, entre os dias 12 e 15 de setembro. A premiação inclui certificado, placa e um cheque de mil dólares.

O modelo desenvolvido mostra que a alfabetização financeira contribui diretamente para reduzir a propensão ao endividamento das pessoas e ainda reduz comportamentos materialistas e de compras compulsivas. “A pessoa sabe o que é juro, só que na hora da compra esse fator é ignorado, então ela não seria completamente alfabetizada financeiramente. O indivíduo tem que ter o conhecimento, mas também a atitude e o comportamento financeiro adequado”, afirma Kelmara.

Segundo ela, muitos estudos mostram que só o conhecimento não é o suficiente, pois na hora da compra a pessoa ignora os fatores financeiros. “Partindo dessa ideia de alfabetização financeira, o estudo avaliou como se dá o impacto disso na predisposição das pessoas a se endividarem, o que nós chamamos de propensão ao endividamento. Então, concluímos que, quanto menos alfabetizadas as pessoas forem, mais elas terão tendência ao endividamento”, explica a professora.

O artigo foi aplicado nas microrregiões de Santa Maria, Restinga Seca e Santiago, incluindo 31 municípios no total. Foram aplicados questionários físicos proporcionais ao número de habitantes de cada região. Ao todo, foram 2.487 questionários respondidos no período entre 2015 e 2016.

Sobre o prêmio

Foram submetidos 120 trabalhos para concorrer ao prêmio. A premiação foi dividida em duas categorias: iniciação científica (trabalhos apresentados na forma de pôster) e categoria principal (trabalhos de artigos científicos). “Eu tinha um pouco de esperança, pois o tema do evento era educação financeira e eu trabalho com isso há muitos anos. Foi um prêmio que efetivamente reconhece a nossa história e o nosso empenho em conseguir
trabalhar a educação financeira dos indivíduos e com finanças comportamentais”, enfatiza Kelmara.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

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